Selo: Epic
Produção: Rick Parashar - Pearl Jam
Nacionalidade: EUA
Duração: 50:46
Um movimento de guerrilha é definido como uma "unidade paramilitar autogerida que opera em pequenos grupos dentro de um território ocupado com o fim de causar danos e eventualmente derrotar um inimigo". Nos Estados Unidos, o último movimento digno desse tipo de menção originou-se em Seattle, em fim dos anos 80 e princípio dos 90, quando várias bandas pequenas - entre as quais se encontravam Nirvana, Soundgarden, Alice In Chains e Pearl Jam - decidiram que era hora de acabar com os falsos ditadores do hair metal.
O Pearl Jam cresceu mantendo-se praticamente intacto, tendo sido formado a partir de integrantes de grupos fundamentais de hard rock como o Green River e o Mother Love Bone. No seu primeiro álbum, 'Ten', a banda lembra a melodia majestosa e a integridade ardente de mestres como Neil Young e The Doors, ao mesmo tempo em que davam um grito de guerra para um poderoso novo movimento do rock 'n roll.
Os duros acordes de 'Ten', intensificados pelos solos pungentes com ecos de blues de Mike McCready, foram imediatamente assimilados por milhões de adolescentes ávidos por algo novo. O primeiro single, "Alive", resumia as virtudes do disco: refrões fáceis de serem cantados, letras inquietantes e reflexivas e guitarras entrelaçadas de forma sombria. A voz do barítono Eddie Vedder fazia com que o Pearl Jam estivesse mais ligado ao rock clássico do que o Nirvana, com os gritos punks de Kurt Cobain.
O rugido de "Why Go", o mar de reverberação de "Oceans" e a contundente "Porch" reuniam uma torrente de grunge, enquanto o single de sucesso "Jeremy" fez com que cada um dos adolescentes shoe-gazer se perguntassem, por um breve instante, como seria estourar o crânio na frente da turma.
Tracklist
Once 3:51
Evenflow 4:53
Alive 5:40
Why Go 3:19
Black 5:48
Jeremy 5:18
Oceans 2:41
Porch 3:30
Garden 4:58
Deep 4:18
Release 6:30
Nenhum comentário:
Postar um comentário