sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Clássicos - The Smashing Pumpkins - Siamese Dream (1993)





Selo: Virgin
Produção: Billy Corgan - Butch Vig
Nacionalidade: EUA
Duração: 62:08

"Não acredito que seja necessário sofrer para se fazer boa arte". Um exorcismo de demônios na infância? A obra-prima de um megalomaníaco? Uma hora inteira de maravilhas do hard rock?
'Siamese Dream' é tudo isso e muito mais.
O simples fato de o álbum existir se deve à ambição insana do líder Billy Corgan. Após meses de turnê do álbum 'Gish (1991)', ele assumiu inteiramente a responsabilidade por uma continuação quando seus companheiros de banda não se interessaram por um "por um estranho plano genial [...] para sermos os mais pesados, mais durões, mais roqueiros [...]" Ironicamente - dado que o título se refere a "viver em um estado de sonhos, uma conexão orgânica entre as pessoas", a banda mal estava se falando.
As contribuições do guitarrista James Iha e da baixista D'Arcy Wretsky são tema para debate; é dito que Corgan tocou a maioria dos instrumentos sozinho. O baterista Jimmy Chamberlin acrescentou ainda mais caos com um excesso extra curricular, que acabou gerando a expulsão do mesmo após a gravação do sucesso de 'Siamese Dream'.
O tal plano a respeito dos "mais pesados, mais durões, mais roqueiros" foi contudo, levado a cabo de forma extraordinária por "Cherub Rock" e "Geek U.S.A.". E a grandiosa "Silverfuck" realiza o objetivo de Corgan de "juntar o poder do Black Sabbath, com a dinâmica do Led Zeppelin com o psicodelismo do Pink Floyd". Mas são os momentos melódicos que garantem a imortalidade de 'Siamese Dream': a ressoante "Today", "Disarm", que é impulsionada pelos violinos, e a canção de ninar "Luna".
No que diz respeito às letras, Corgan confronta fantasmas do passado em "Disarm" (seus pais) e "Spaceboy" (seu irmão portador de deficiência), joga uma rede poética em "Mayonaise" e abre feridas em "Soma" (cujo assunto mais tarde se tornou sua ex-mulher). Esta última música conta a participação de Mike Mills, do R.E.M., que declarou à respeito do disco: "É um grande disco com ou sem mim." Estava absolutamente certo.

Tracklist

Cherub Rock 4:57
Quiet 3:42
Today 3:19
Hummer 6:57
Rocket 4:06
Disarm 3:17
Soma 6:39
Geek U.S.A. 5:13
Mayonaise 5:49
Spaceboy 4:28
Silverfuck 8:43
Sweet Sweet 1:38
Luna 3:20

Nenhum comentário: