sábado, 22 de janeiro de 2011

Raros: Beatles - The Early Tapes Of The Beatles (1984)





Gravadora Polydor
Produtor Bert Kaempfert
Duração 40:17

O primeiro álbum dos Beatles, gravado em Hamburgo em 1961, traz oito gravações feitas antes que o conjunto assinasse com a Parlophone. Dessas, apenas duas podem ser consideradas gravações puramente Beatles, já que nas seis restantes eles acompanham Tony Sheridan. Para completar o álbum a Polydor colocou quatro gravações Sheridan acompanhado por outra banda, The Beat Brothers, que não era, como muitos pensaram, um pseudônimo dos Beatles.
A história por trás deste álbum é similar à do encontro entre os Beatles e Brian Epstein, só que, desta vez, que os procurou foi Bert Kaempfert. Esse famoso produtor musical ouvira falar em uma banda que estava chamando a atenção nos bares da zona do porto de Hamburgo e resolveu ir até lá e conferir. Ele foi ao Top Ten Club, na famosa Reeperbahn, e se impressionou com a energia do grupo que viu anunciado naquela noite como "Tony Sheridan and The Beatles". Kaempfert percebeu o efeito que causavam no público, mas não sabia que Tony Sheridan e os Beatles não faziam parte da mesma banda, apenas estavam tocando juntos naquela ocasião. Ele os abordou, e persuadiu-os a assinar um contrato de três anos.
As primeiras gravações que os Beatles fizeram com Bert Kaempfert foram "My Bonnie", "When The Saints Go Marching In", "Why (Can't You Love Me Again) - com Tony Sheridan nos vocais - e "Cry For a Shadow" (música apenas instrumental de Harrison e Lennon). A formação do conjunto para essas gravações tinha John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best (Stuart Sutclife havia deixado a banda para estudar arte), além de Tony Sheridan. O primeiro lançamento a partir dessa sessão foi o compacto "My Bonnie" / "The Saints", lançado na Alemanha pela Polydor sob número de catálogo 24673 em junho de 1961. O disco vendeu extretamente bem, e logo os Beatles estavam nas paradas de sucesso alemã.
Uma semana depois, a banda fez mais uma sessão para a Polydor, na qual gravaram "Ain't She Sweet", cantada por John Lennon, e "If You Love Me, Baby", "Nobody's Child" e "Sweet Georgia Brown", com Tony Sheridan na voz solista. A excessão de "Sweet Georgia Brown", incluída no compacto duplo "Ya Ya" (Polydor H 21485) lançado na Alemanha em Outubro de 1962, essas músicas só foram lançadas em 1964. Então, com o sucesso dos cinco primeiros compactos e dos dois primeiros LP's dos Beatles pela Parlophone, a Polydor ressucitou todas as 8 faixas.
Inicialmente a gravadora lançou "Ain't She Sweet" / "Take Out Someone Insurante On Me Baby" (Polydor NH 52317) em 29 de Maio de 1964, mas, com uma série de lançamentos da Parlophone nos primeiros lugares, esse compacto alcançou apenas a 29a posição nas paradas britânicas. As outras seis faixas, também foram lançadas em compacto, mas nenhuma entrou no Top 50. A Polydor, determinada a obter algum sucesso com suas gravações dos Beatles, reuniu as oito faixas e mais quatro gravadas por Tony Sheridan and The Beat Brothers (que era como o cantor costumava chamar qualquer grupo que o acompanhava), compilando o álbum 'The Beatles First' (Polydor 236201), novamente sem muito sucesso. O disco foi relançado inúmeras vezes e sob títulos diversos, os mais recentes em CD, como 'The Beatles First' e 'The Early Tapes Of The Beatles'. que inclui outras duas faixas de Sheridan/Beat Brothers, "Ready Teddy" e "Kansas City", e é a versão comentada aqui. Embora as gravações dos Beatles presentes no álbum permitam entrever o que estava por vir nos discos posteriores, elas são interessantes de fato apenas para colecionadores, já que se destacam mais pelo valor histórico do que pelo musical.
Além dessas oito gravações, outra fita, supostamente registrada durante as mesmas sessões, veio à tona em 1985. O conteúdo ainda não foi revelado e, até o presente momento, fica aberto a especulações, mas acredita-se que tenha pelo menos duas faixas com John Lennon na voz solista: "Some Other Guy" e "Rock and Roll Music"

Nenhum comentário: