domingo, 10 de abril de 2011

U2 - All That You Can't Leave Behind (2000)













Selo: Island
Produção: Brian Eno - Daniel Lanois
Nacionalidade: Irlanda
Duração: 53:07

Com All That Can't Leave Behind, os irlandeses do U2 consolidaram o seu lugar no topo da hierarquia do rock. Seu décimo álbum de estúdio foi concebido após o tom pseudodecadente de Pop e Zooropa e o glam-rock dançante do inesperado Acthung Baby. Adotando uma abordagem mais simples, este álbum descarta a experimentação eletrônica em favor de uma instrumentação básica e de um conteúdo lírico com apelo universal. Foi o disco que simultaneamente relançou a banda como uma força artística contemporânea e apresentou o líder Bono como um dos letristas que melhor articulam suas emoções.
All That You Can't Leave Behind é um trabalho de dimensões épicas e não um mero disco de transição: "Pensamos ter composto 11 singles para este álbum", comentou Bono. Com um toque menos messiânico que o material gravado pelo U2 nos anos 90, o impressionante sucesso interacional deste disco ganhou uma dimensão maior após o 11 de setembro - "Walk On" converteu-se num hino pela resistência para os que ficaram aterrorizados com os ataques ao World Trade Center. "Beautiful Day" é uma canção explosiva de um otimismo exuberante, enquanto "Kite", escrita para o pai de Bono, que estava morrendo, refere-se às dificuldades da vida privada ofuscadas por trás do brilho da fama. É bela em sua simplicidade.
Em 2002, este disco ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Rock, e as faixas "Walk On", "Elevation" e "Stuck In A Moment..." receberam prêmios em suas respectivas categorias. Antes das nomeações para o Grammy, Bono brincou sobre "voltar a candidatar-se ao emprego de primeiro das paradas". Parece que o currículo do rapaz foi aceito.

Tracklist

Beautiful Day 4:08
Stuck In A Moment 4:32
Elevation 3:47
Walk On 4:56
Kite 4:27
In A Little While 3:39
Wild Honey 3:47
Peace On Earth 4:48
When I Look At The World 4:18
New York 5:30
Grace 5:31
The Ground Beneath Her Feet 3:44

Nenhum comentário: