sábado, 9 de abril de 2011

Clássicos - Rolling Stones - Still Life (1982)














Lançamento: 01/06/1982
Selo: CBS
Produção: The Glimmer Twins
Duração: 40:15

Exumar músicas antigas estava virando prática comum na década de 1980. Bastou um anúncio de televisão com um rapaz moreno tirando a calça jeans ao som de "Stand By Me" de Ben E. King, para que toda Grã-Bretanha fosse tomada pela nostalgia dos anos 1960.
O tempo quase parou quando nas 10 mais de uma determinada semana apenas um dos discos não era relançamento ou versão. No segundo semestre de 1982, a releitura dos Rolling Stones para "Going To A Go-Go", dos Miracles, ficou na 26a. posição, com mais uma versão da boa e velha "Time Is On My Side" borbulhando logo abaixo das 50 mais.
Ambos compactos vinham do álbum ao vivo Still Life, cujos shows eram abertos e fechados por, respectivamente, "Take A Train", marca registrada de Duke Ellington, e as marretadas de Jimi Hendrix em "Star Splanged Banner" no Festival de Woodstock. Algumas músicas variavam, mas o repertório foi essencialmente o mesmo durante toda a milionária turnê internacional que, na cola de Tattoo You , concentrou-se nos EUA e na Europa.
Britanicamente pontual, o evento principal acontecia num palco emoldurado por andaimes do tamanho de arranha-céus, telões gigantes e estruturas com holofotes que pareciam plataformas de petróleo. Além dos três exibidos-mor - Jagger, Richards e Wood - havia Charlie, com um sorriso menos acanhado e raro do que antes, quando seus olhos se desviavam da bateria; Ian Stewart, aquele que não teve aparência de pop star no anos 1960 e por fim pôde sair dos bastidores; e Bill Wyman, ainda curtindo o sucesso de "(Si Si) Je Suis Un Rock Star", consistente compacto de carreira solo que emplacou na parada britânica das 10 mais no verão anterior.
Foi provavelmente de Wyman a idéia de vascular velhas músicas de dois roqueiros mais velhos do que eles próprios - The Big Bopper ("Chantilly Lace") e Eddie Cochran ("Twenty Flight Rock") - inseridas para balancear com "Start Me Up" e outros sucessos mais antigos de um repertório de 20 anos. As nuvens negras e o crepúsculo mais denso eram sugestivos da hora da bruxaria e a abordagem dos Stones em relação a seus espetáculos se tornara mais leve e amistosa desde que episódios como o Altamont os colocaram em situações extremamente difíceis, obrigando-os a se concentrar no possível.
As multidões já tinham vistom tudo isso antes, mas e daí? As garotas ofegavam, em vez de gritar, quando Mick tirava a camisa e a música ainda estava a um passo do caos, mas o som era límpido e os Stones provocavam aplausos uivantes, pés batendo em agitação e garotas tirando o sutiã.
Isso se refletiu na colocação de Still Life na lista das 5 mais não apenas dos territórios abrangidos pela turnê, mas daqueles cuja vez só chegaria bem no finalzinho do século.
Das faixas selecionadas, talvez a intenção de incorporar equilibradamente composições recentes e consagradas de Jagger-Richards tenha sido mostrar que as músicas de Some Girls, Emotional Rescue e Tattoo You eram tão duradouras quanto aquelas que permitiam as mamães e papais na platéia fingir que eram de novo adolescentes nos swinging sixties, apaixonados e inconseqüentes.

Under My Thumb (Jagger-Richards) 4:18
Ficou faltando a marimba, mas, com exceção disso, o arranjo de Aftermath foi fielmente reproduzido nesta gravação, feita na Brendan Byrne Arena, nas Meadowlands de Nova Jersey.

Let's Spend The Night Together (Jagger-Richards) 3:51
Jagger deu pelo menos tanta atenção a versão de David Bowie para o sucesso de meados dos anos 1960, incluida em Alladin Sane, de 1973, quanto Bob Dylan deu à de Bryan Ferry para "A Hard Rain's Gonna Fall"naquele mesmo ano.

Shattered (Jagger-Richards) 4:11
Além da energia da apresentação no Hampton Roads Coliseum, em Hampton, na Virginia, não há muita diferença em relação a "Shattered" de Some Girls.

Twenty Flight Rock (Cochran-Fairchild) 1:48
Sujeito multitalentoso à Elvis de Oklahoma, mais venerado na Europa do que em sua terra natal, Eddie Cochran morreu em um acidente de carro perto de Chippenham, na Inglaterra, em 1960. The Who prestou homenagem a ele em Live At Leeds , tocando sua "Summertime Blues" - que também foi interpretada em estúdio de 1978, numa gravação nunca lançada pelos Stones, que também repassaram esta música de Cochran sobre as provações da adolescência.

Going To A Go-Go (Robinson-Tarplin-Moore-Rogers) 3:21
Os Miracles estiveram entre os primeiros artistas da Tamla-Motown a chegar às 100 mais dos EUA. Smokey Robinson, o vocalista de voz aguda, já havia sido a inspiração para "Pure Smokey", de George Harrison, quando os Stones fizeram justiça a este sucesso de 1966 em 5 de novembro de 1981. Seis anos depois, a ABC saudaria Robinson com seu sucesso "When Smokey Sings".

Let Me Go (Jagger-Richards) 3:37
Embora também tenha sido gravada no Sun Devil Stadium, em Tempe, no Arizona, esta versão de Emotional Rescue é a da apresentação no Capitol Center de Largo, em Maryland, em 7 de Dezembro de 1981.

Time Is On My Side (Meade) 3:39
Levemente mais lenta do que em Got Live If You Want It, primeiro disco ao vivo dos Stones, esta versão também conta com vocal mais teatral, sublinhado por orgão e legatos de saxofone de Erinie Watts, que foi uma das figuras centrais da trilha sonora de Os Embalos de Sábado a Noite.

Just My Imagination (Running Away With Me) (Whitfield-Strong) 5:23
Da mesma apresentação em que "Shattered" foi registrada, a segunda reinterpretação de uma música da Motown no repertório é, pelo menos, mais potente do que a versão incluída em Some Girls.

Start Me Up (Jagger-Richards) 4:21
O então mega sucesso mais recente ainda estava na parada das 100 mais dos EUA quando foi ouvido na apresentação em Nova Jersey de 6 de novembro de 1981.

(I Can't Get No) Satisfaction (Jagger-Richards) 4:24
Esta faixa, necessariamente, encerrava o espetáculo durante toda a turnê. O que seria da apresentação em Nova Jersey se a parte principal do repertório terminasse educadamente com apenas uma breve marola de aplausos.

Nenhum comentário: