segunda-feira, 21 de março de 2011

Clássicos - Beatles - Help!
















Lançamento: 6 de Março de 1965
Selo: Parlophone
Produção: George Martin
Duração: 33:06


       O quinto álbum dos Beatles pela Parlophone foi também a trilha sonora de seu segundo filme. O lado Um contém sete das oito músicas da banda apresentadas no longa - a oitava, "She's A Woman", não foi incluída no álbum.
      Entre as sete, "Another Girl" e "Ticket To Ride" trazem Paul McCartney na guitarra solo pela primeira vez em disco. O lado Dois conta com quatro composições de Lennon e McCartney: "It's Only Love" com um som trêmulo incomum de guitarra,  "Tell Me What You See", "I've Just Seen A Face" e a brilhante "Yesterday".
         Das outras três faixas do lado Dois, "You Like Me Too Much" foi composta por George Harrison, e "Act Naturally" e "Dizzy Miss Lizzy" constituem duas das últimas músicas gravadas pelos Beatles que não são de autoria própria. "Bad Boy", embora gravada na mesma época, só foi lançada na Inglaterra 18 meses depois - na coletânea  A Collection Of Beatles Oldies . Anteriormente, a faixa aparecia apenas no álbum americano Beatles IV.
        Com Help!, os Beatles começam a se distanciar da formação simples de duas guitarras, baixo e bateria em direção a um som  mais complexo, particularmente em faixas como "You've Got To Hide Your Love Away", "It's Only Love"e "Yesterday". Esta traz Paul com um quarteto de cordas. Essa mudança de rumo se fez notar de modo mais acentuado e definitivo quatro meses depois, quando Rubber Soul foi lançado.
       As capas dos álbuns lançados no Reino Unido e nos Estados Unidos eram bastante diferentes. A versão americana é uma capa dupla que contém na parte interna, basicamente, uma propaganda em forma de fotos e informações sobre o filme.
        Além disso, na capa americana, alguém cometeu o curioso de reposicionar as quatro fotografias dos Beatles, de modo que os sinais que deveriam ser soletrados como "H-E-L-P" (da mesma forma que na capa britânica) soletram na verdade  "H-P-E-L".

Lado UM
Help! (Lennon - McCartney) 2:16
O vocal analasado de John é apoiado por Paul e George no refrão. Esta é uma das primeiras etras dos Beatles a não contar uma historinha de "garoto-encontra-garota/garoto-perde-a-garota".  É uma verdadeira súplica de John por ajuda, comparando a situação em que ele se encontra no momento com uma época mais antiga, menos complicada. Posteriormente, ele diria: "Eu realmente quis dizer aquilo... O pedido de socorro era de verdade! A letra é tão boa agora quanto era na época. Isso não mudou, e saber que eu tinha consciência de mim mesmo então me traz segurança. Eu estava cantando 'help' [socorro] e realmente pretendia dizer isso."


The Night Before (Lennon - McCartney) 2:33
A voz principal (gravada em duas pistas) é de Paul, com os vocais de fundo de John e George mixados como fragmentos de um sonho do qual não se lembram totalmente. O piano elétrico é tocado por John.

You've Got To Hide Your Love Away (Lennon - McCartney) 2:08
A letra intrigante de John Lennon mostra a influência de Bob Dylan. O solo vocal é de John, e, perto do final, é acompanhado por flautas.

I Need You (Harrison) 2:28
A voz de George nesta canção, de sua própria autoria, prova que ele podia compor músicas tão boas quanto as de John e Paul, que aqui acrescentam as vozes de fundo em agradáveis harmonizações. O misterioso som de guitarra tocado por George, que ele utilizaria  em outras gravações em 1965 (em especial na de "Yes, It Is"), é obtido com o pedal de volume.

Another Girl (Lennon - McCartney) 2:02
Quem canta esta faixa é Paul, com harmonias vocais de John e George e a mesma batida sincopada usada em  "She's A Woman". A guitarra solo é tocada por Paul pela primeira em um álbum dos Beatles, e realmente vale a pena ouvir o seu desempenho no final da música.

You're Going To Lose That Girl (Lennon - McCartney) 2:18
O timbre de voz anasalado de John funciona mais uma vez de maneira perfeita nesta música. Paul e George fazem o contracanto a duas vozes e as harmonizações vocais no refrão.

Ticket To Ride (Lennon - McCartney)  3:03
Lançada anteriormente em compacto, esta música é cantada essencialmente por John, com Paul fazendo a segunda voz aguda, em grande parte das frases. McCartney também faz aqui sua segunda aparição na guitarra solo.


Lado DOIS
Act Naturally (Morrison-Russel) 2:27
Esta é a musica cantada por Ringo neste álbum. Paul colabora com a segunda voz em alguns trechos enquanto John e George tocam as guitarras country and western/rockabilly.

It's Only Love (Lennon - McCartney) 1:53
Esta canção surgiu com o intrigante título de "That's A Nice Hat", antes que John fizesse a letra. George Martin gravou um arranjo orquestrado dela na versão instrumental que ele próprio produziu do álbum Help!. Esta deve ter sido a primeira (e inocente) incursão de John em uma letra sobre a expansão da consciência (a musica começa com as palavras "i get high" ou "eu fico doidão"). A guitarra solo com som trêmulo é resultado de mais experimentações de George com o pedal de volume/tom. Ele só alcançaria o domínio perfeito da técnica em "Yes It Is"

You Like Me Too Much (Harrison) 2:34
George canta esta sua composição, com a segunda voz de Paul no refrão. A introdução traz Paul e George Martin no mesmo piano Steinway. John toca piano elétrico ao fundo e no interlúdio instrumental ao estilo pergunta e resposta, que traz também George  na guitarra solo. O talento de George como compositor  está evidente aqui - como em "I Need You", no lado Um do álbum.

Tell Me What You See (Lennon-McCartney) 2:35
A estrutura vocal desta canção é incomum: John e Paul fazem dueto em uníssono na primeira parte das estrofes e Paul canta sozinho nas "respostas", além de tocar o piano elétrico ao fundo.

I've Just Seen A Face (Lennon-McCartney) 2:04
Esta faixa era a principio uma música instrumental intitulada "Aunty Gin's Theme", com esse título, foi gravada também por George Martin. A letra, de Paul, mostra uma influência discreta de Dylan, embora o estilo da música lembre mais "Rocky Raccoon", do "Álbum Branco"

Yesterday (Lennon-McCartney) 2:04
A canção mais famosa de Paul McCartney nasceu com o título de "Scrambled Eggs" e tem o mesmo histórico de  "It's Only Love" e "I've Just Seen A Face". Pela primeira vez, nenhum dos outros beatles participa da faixa, que pode ser classificada como uma gravação solo de Paul - em que ele canta e toca violão, acompanhado por um quarteto de cordas.

Dizzy Miss Lizzy (Williams) 2:51
Mais uma vez, John faz bom uso de seu vocal rasgado nesta música de Larry Williams, outro standard dos Beatles no Cavern Club. A banda mantém-se bem fiel ao arranjo original da música, mas inclui alguns "uuuus" e "aus" para conseguir um clima de apresentação ao vivo.

Nenhum comentário: