quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Clássico - Kraftwerk - Trans-Europe Express (1977)















Selo Kling Klang / EMI
Produção Ralf Hütter - Florian Scheinder
Nacionalidade Alemanha
Duração: 42:44

Um fascinante retrato da elegância e decadência, viagem e tecnologia, Trans-Europe Express é a celebração atualizada do passado romântico da Europa e deu futuro incerto. A maravilhosa visão panorâmica de "Europe Endless" define o disco, enquanto o senso de humor negro do Kraftwerk, nem sempre reconhecido, surge em "Showroom Dummies"; uma resposta oblíqua aos que criticavam sua imagem de uma banda sem emoção. Há ainda uma rara incursão ao macabro na comédia lúgubre de "Hall Of Mirrors".

Nesse período, Bowie fazia parte do exército de fãs famosos do Kraftwerk e homenageou o grupo no clássico álbum Heroes de sua fase em Berlin. Hütter e Schneider retribuíram o favor na faixa título  de Trans-Europe Express citando Bowie e Iggy Pop, uma locomotiva incansável, impulsionada por pistons, que imita o som de um trem correndo pelos trilhos numa intensidade quase trance.

O sexto álbum do Kraftwerk, com sua utilização inovadora de uma então primitiva tecnologia de sequenciador, ajudou a moldar o espaço musical que preencheu o vácuo depois do punk rock, atraindo para a música eletrônica toda uma nova geração de consumidores. "Metal On Metal", com seu som de metais se chocando, e a faixa irmã "Trans-Europe Express" foram uma influência-chave para o hip hop e para a música eletrônica e industrial. O Dj Afrika Bambataa sampleou essas batidas e as melodias com os movimentos eletrônicos e da dance music para fazer "Planet Rock", um hit do hip hop, de 1982. Mais uma vez o som do Kraftwerk estava muito além do seu tempo.

Nenhum comentário: