quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Clássicos - Beatles - Sgt Pepper's Lonely Club Band (1967)





Selo: Parlophone
Lançamento: 1 de Junho de 1967
Produtor: George Martin
Duração: 39:02


Considerado por muitos o melhor álbum dos Beatles (eu discordo, acho Abbey Road, o melhor), 'Sgt. Pepper' foi copiado, emulado e sugado, mas nunca foi igualado. O título foi incorporado à linguagem cotidiana do cenário músical para descrever o disco que seja o melhor da carreira de um artista, seu "Sgt Pepper".
O álbum consumiu quatro meses de trabalho e 50 mil libras para ser produzido, algo assombroso quando comparado ao primeiro disco da banda pela Parlophone, 'Please Please Me', gravado em uma sessão de 13 horas ao custo de 400 libras.
O conceito deste LP começou a tomar forma no final do verão/início de outono europeu de 1966, quando Paul apareceu com a música-título. Os Beatles trocaram idéias e decidiram que "Sgt. Pepper" seria o tema do novo álbum, com a música abrindo e fechando o disco. Então a faixa foi gravada duas vezes, mas a segunda gravação acabou inserida antes de "A Day In The Life", que ficou sendo a última faixa de fato. A partir daí, o álbum nas palavras dos Beatles, "gerou sua própria coesão", com cada nova gravação parecendo se encaixar no lugar certo.
As gravações começaram em novembro de 1966, com "Strawberry Fields Forever", "When I'm Sixty-Four" e "Penny Lane", mas foi decidido lançar "Penny Lane/Strawberry Fields Forever" em compacto e as faixas foram pinçadas do trabalho já concluído. Depois de uma pausa para o Natal, as gravações reiniciaram em 19 de Janeiro de 1967, quando os Beatles começaram a trabalhar na última faixa, "A Day In The Life". O trabalho prosseguiu até 3 de Abril, quando à excessão de alguns acréscimos de cordas nas gravações, o disco foi concluído.
Primeiro disco de rock a ser lançado com um tema a permeá-lo, Sgt. Pepper também é considerado o primeiro álbum conceitual. Em consequência, discos conceituais de diversos artistas, com diferentes graus de qualidade, logo começaram a aparecer.
Assim como seu contéudo, a capa do disco é incrivelmente original. Produzida por Peter Blake à partir de idéias dos Beatles, ela é uma colagem de rostos de pessoas que eles admiravam e que os influenciaram de diversas formas. Entre os pouco mais de 50 rostos estão W. C. Fields, Aldous Huxley, Fred Astaire, Bob Dylan, Tony Curtis, O Gordo e o Magro e Max Miller. A única personalidade possivelmente indicada por um beatle que não aparece na colagem de rostos foi Adolf Hitler, que teria sido escolhido por John (que também indicou Karl Max). Sua fotografia foi originalmente encaixada entre as demais, mas na última hora decidiu-se que a inclusão do ditador seria de mau gosto. Além das colagens de fundo, a capaz traz modelos de cera dos Beatles, Sonny Liston e Diana Dors, emprestados pelo museu Madame Tussauds da Marylebone Road, em Londres. Os Beatles (dessa vez em carne em osso) aparecem vestidos em uniformes de cetim em cores vibrantes, no papel de Banda do Sgt Pepper, com o nome gravado no bumbo a frente deles. No primeiro, um jardim com um baixo de canhoto e a palavra "Beatles" formada com flores. Na orla de cima do jardim e na parte inferior direita do primeiro plano, plantas de maconha colocadas em protesto contra a ilegalidade de seu consumo. As estátuas e os ornamentos de jardim vieram das casas dos Beatles. Os integrantes do quarteto seguram instrumentos que não tocavam normalmente: John segura uma trompa; Ringo, um trompete; Paul, um corne inglês; e George, uma flauta. Uma frase impressa na contracapa (tirada da letra da faixa "Being For The Benefit Of Mr.Kite") resume as intenções do álbum: "A splendid time is guaranteed for all" ["Ótimos momentos garantidos pra todos"].

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