quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Raridade: The Beatles Christmas Album






No verão europeu de 1963, com a popularidade dos Beatles em constante crescimento e o número de associados no fã-clube aumentando rapidamente, o volume de cartas e pedidos, tornou-se mais difícil de ser atendido pelos secretários, Fred Kelly e Bettina Rose, tornando quase impossível o contato individual com os fãs. Quando o número chegou a 25 mil associados, Tony Barrow, relações públicas e gerente de publicidade da NEMS Enterprises, que também supervisiona o fã-clube dos Beatles e assegurava que a participação valesse a pena, mantendo-os sempre atualizados em relação ao grupo, teve a idéia de fazer um disco de Natal com uma mensagem pessoal dos Beatles a seus fãs mais dedicados.
O primeiro disco, com roteiro de Barrow - a, a princípio, planejado para ser o único - , foi enviado na primeira semana de dezembro de 1963 para 28 mil associados. A reação foi tão grande que, no ano seguinte, a filiação ao fã-clube ultrapassou 65 mil aderentes, o auge da beatlemania, Os Beatles, tomando por certo que a idéia de Barrow devia se tornar um acontecimento anual, gravaram outra mensagem de final de ano, numa tradição que continuou até 1969.
O interesse por esses discos exclusivos do fã-clube tornou-se tão grande que, a cada ano, a imprensa musical inglesa fazia resenhas deles como se tivessem sido lançados no mercado, mas, infelizmente para quem não fazia parte do fã-clube, não era esse o caso. As rádios imploravam por cópias antecipadas e as tocavam com o mesmo entusiasmo.
O estilo "Feliz Natal e Obrigado" usando na primeira mensagem continuou até o disco de 1965. Em 1966, os Beatles - sempre inovadores - decidiram mudar um pouco o projeto. O disco naquele ano, intitulado 'Pantomine: Everywhere It's Christmas ("Pantomina: Em Todo Lugar é Natal"), trazia exatamente isso: Uma Pantomina!
O disco, centrado na idéia de que ao final de cada ano é natal em todo lugar, contém três novas músicas: a faixa título, "Orowanyna" e "Please Don't Bring Your Banjo Back". Para o disco de 1967, os Beatles mantiveram o estilo divertido, desta vez ambientado numa visita à BBC Broadcasting House, e o disco novamente contém gravações exclusivas, não disponíveis em nenhum outro.
Em 1968, o falatório entusiasmado dos primeiros discos e as maluquices das gravações de 1966 e 1967 simplesmente desapareceram, com a crescente sensação de animosidade entre os Beatles.
Para o Natal de 1968 e de 1969, os Beatles gravaram suas contribuições separadamente e confiaram o trabalho de produzir o disco a Kenny Everett, que editou os trechos em uma faixa.
Sem material novo para o natal de 1970, o fã-clube compilou os sete discos de natal anteriores em um álbum com o título From Then To You, enviado a cada associado como lançamento de natal daquele ano. Nos EUA, onde os discos não haviam sido lançados, o álbum recebeu o nome de 'The Beatles Christmas Album'. A versão americana traz uma capa muito superior, com estilo semelhante ao da usada em 'A Hard Day's Night'. Ao contrário da edição inglesa, que usou a capa do disco de Natal de 1963, a versão americana traz cada um dos Beatles em estágios diferentes da carreira, além de quatro retratos do grupo tirados em momentos variados da década de 1960.
Os compactos no formato 'flexi-disc' produzidos pela Lyntone Recordings, e as duas versões do álbum que trazem todas as faixas incluídas nos sete flexi-discs, contém uma vasta gama de músicas não encontráveis em nenhum outro disco dos Beatles, e são hoje itens de colecionados extremamente valiosos.

Nenhum comentário: