quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Beatles - Discografia Brasileira





                   Tratar de uma discografia brasileira dos Beatles é falar em discos de vinil, uma vez que a partir de 1988 os lançamentos do grupo no Brasil passaram a seguir as versões em CD da discografia do Reino Unido - que acompanha, com pequenas variações, os lançamentos originais dos álbuns britânicos.
                   Até março de 1966, quando, com Rubber Soul, a Odeon passa a acompanhar a discografia britânica, tanto na ordem e no conteúdo como na ilustração da capa, os LPs dos Beatles lançados no Brasil tinham composição do repertório própria, diferente tanto da dos álbuns originais britânicos, quanto da dos LPs americanos.
                   A rigor, quase ninguém reparou quando os Beatles chegaram ao Brasil. O grupo musical mais importante do século XX aportou aqui a bordo do disco Twistin' (LPG 46.612), de Tony Sheridan, lançado pela gravadora Polydor em novembro de 1962. O LP foi gravado pelo cantor e compositor britânico em Hamburgo, na Alemanha, em junho de 1961, e conta com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best em três faixas: "My Bonnie", "(When) The Saints (Go Marching In)" e "Sweet Georgia Brown". Na capa do disco, o crédito aos Beat Brothers não se refere especificamente aos Beatles: era um nome genérico usado por todos os músicos que tocaram com Tony Sheridan entre 1961 e 1963.
No Brasil, com mais de um ano de atraso, a discografia dos Beatles começa para valer em janeiro de 1964, com o compacto simples "Please Please Me" / "Love Me Do", lançado pela Odeon, representante da EMI. Mesmo após o sucesso internacional da banda, os dicos eram lançados aqui com atraso de até quatro meses - e com o conteúdo um pouco diferente. A exemplo de outros países, a discografia nacional do grupo é desordenada em relação à oficial, britânica, pois cada gravadora podia fazer seus próprios álbuns ou compactos simples (singles) e duplos (EPs) com capas, títulos e repertórios que considerasse mais adequados.
Apenas em 1975, cinco anos após a dissolução do grupo, a EMI lançou "The Beatles Collection" em LP e fita cassete, com os álbuns de acordo com a discografia inglesa. E 'Beatlemania', 'The Beatles Again', 'The Beatles' (ou 'Beatles 65', como ficou conhecido) e "Help!' foram retirados de circulação - o que os transformou em objeto de desejo para beatlemaniácos em todo o mundo. A única "criação" brasileira que restou - até a capa vermelha foi mantida - foi o 'Os reis do ié, ié, ié' , por ter exatamente o mesmo repertório.
                   Até o início dos anos 1970, os LPs da Odeon apresentavam as famosas capas sanduíche: eram totalmente envoltas em plástico. Isso ocorria inclusive com os discos dos Beatles, com exceção de The Beatles (o chamado 'Álbum Branco'). No caso de 'Sgt Peppers', que tinha capa dupla, esse envoltório plástico provocou o corte e a separação em mais de 1 cm da grande foto da parte interna da capa; além disso, se não manuseado com cuidado, o plástico poderia se rasgar mais facilmente que o cartão da capa original, provocando a separação das duas partes da capa dupla.



Twistin'
Selo: Polydor
LPG 46.612

Como dito antes, a primeira vez que o Brasil ouviu os Beatles em disco, passou despercebida. Nem o nome da banda saiu no LP em que eles apareciam, na condição de animados coadjuvantes.



Beatlemania
Selo: Odeon
MOFB 274

O primeiro LP lançado no Brasil, além da foto da capa, trazia nove faixas do segundo álbum britânico, 'With The Beatles', mais 'She Loves You' e 'I Want To Hold Your Hand', de compactos simples de 1963, e 'I Saw Her Standig There', faixa de abertura de 'Please Please Me', o primeiro LP inglês. As faixas vem da mixagem em mono dos originais ingleses.

Lado Um:
I Want To Hold Your Hand
It Won't Be Long
All I've Got To Do
Little Child
Don't Bother Me

Lado Dois:
She Loves You
Roll Over Beethoven
You Really Got A Hold On Me
I Wanna Be Your Man
Devil In Her Heart
I Saw Her Standing There





The Beatles Again
Selo: Odeon
MOFB 287




        Da capa ao repertório, o segundo LP dos Beatles é uma criação da Odeon. O disco reúne três faixas de 'With The Beatles' não incluídas em 'Beatlemania'; seis músicas de 'Please Please Me', não lançado no Brasil, duas de compactos lançados em 1963 e o mais recente sucesso do grupo na Inglaterra, 'Can't Buy Me Love', lançada 'apenas' três meses antes. Todas as músicas são mixagens dos originais ingleses.


Lado Um
Please Please Me
Twist And Shout
From Me To You
Baby It's You
I'll Get You


Lado Dois
Hold Me Tight
Money
Do You Want To Know a Secret?
All My Loving
Love Me Do
Can't Buy Me Love






























Os Reis do Ié Ié Ié
Selo: Odeon
MOFB 299

           O terceiro LP original dos Beatles foi também o terceiro no Brasil - sendo o primeiro a repetir exatamente o repertório do álbum britânico (também em mono), inclusive na ordem das canções, o que só aconteceria de novo em 1966, com 'Rubber Soul'. O título reproduzia o nome brasileiro - Os Reis do Ié Ié Ié - do primeiro filme da banda, 'A Hard Day's Night', fazendo lembrar também, o movimento musical que crescia no Brasil, a Jovem Guarda, em que o tipo de rock executado tinha como principal referência a música dos Beatles, chamada aqui de "ié, ié, ié"; já a música da jovem guarda por similaridade, ganhava o nome de 'iê, iê, iê".  Na capa, o azul do original foi substituido pelo vermelho, mantido nas edições posteriores, mesmo quando a discografia brasileira foi modificada de modo a seguir a original britânica, até o final da década de 80.


Lado Um
A Hard Day's Night
I Should  Have Known Better
If I Fell
I'm Happy Just To Dance With You
And I Love Her
Tell Me Why
Can't Buy Me Love


Lado Dois
Anytime At All
I'll Cry Instead
Things We Said
When I Get I Home
You Can't Do That
I'll Be Back




















The Beatles
Selo: Odeon
MOFB 317

              O quarto LP dos Beatles no tornou-se conhecido como "Beatles 65", como estava escrito na contracapa. Na capa foi usada a foto de uma apresentação da banda na cidade de Washington em 1964, apesar de o disco não ser ao vivo nem conter músicas da época desse show. O repertório, totalmente em mono, era o de 'Beatles For Sale' - apesar de trazer duas músicas a menos. As faixas foram mantidas no mesmo lado do disco original, apesar de terem a ordem alterada. Não foram incluiídas 'Baby's In Black' e 'Every Little Thing', que só seriam lançadas no Brasil 10 anos depois, em 1975. Uma curiosidade é que os fãs brasileiros conheciam 'Baby's In Black' como tema de um dos curtos desenhos animados feitos na época com os Beatles. Essas animações tinham uma pequena história, com John, Paul, George e Ringo caricaturalmente desenhados, em que eles geralmente acabavam correndo para um lado e para o outro fugindo das fãs, com uma música da banda na cena final. Assim, 'Baby's In Black' tem a peculiaridade de não haver sido lançada em disco durante a existência dos Beatles como grupo, mas ter sido "vista" e ouvido muitos sábados à tarde na hoje extinta Tv Tupi.

Lado Um
Rock And Roll Music
Kansas City
I'm Loser
No Reply
Mr. Moonlight
I'll Follow The Sun

Lado Dois
Eight Days A Week
Honey Don't
What You're Doing
Everybody's Trying To Be My Baby
I Don't Want To Spoil The Party
Words Of Love

















Help!
Selo Odeon
MOFB 333


            O quinto álbum dos Beatles lançado no Brasil é o penúltimo tipicamente brasileiro -  e um dos mais interessantes do mundo. As sete primeiras músicas, ou seja, as seis do lado Um e a primeira do lado Dois, são as que tocam no filme. A seguir, "I'm Down", lado B do single "Help!", "I Feel Fine", de 1964, e três músicas de 1962 e 1963 ainda inéditas no Brasil: "Thank You Girl", "Ask Me Why" e "P.S. I Love You" - estas duas de 'Please Please Me', o primeiro álbum dos Beatles. As sete faixas das músicas do filme tomaram como base as fitas em falso mono da edição americana; as cinco que completam o disco vem das originais em mono inglesas.
             As músicas do lado Dois da versão original britânica só foram lançadas no Brasil em compactos duplos, em 1966 - com exceção de "Yesterday", que além de sair em compacto duplo também foi lançada por aqui em compacto simples, com "Michelle" do outro lado, e de "I've Just Seen A Face", que só seria lançada quase dez anos depois, em 1975, quando os Beatles já não existiam mais como banda.
              No ínicio da primeira faixa da versão brasileirafoi colocada a introdução orquestral ("The James Bond Theme") existente na edição americana - embora sem o crédito especifico da faixa -, o que indica que a Odeon também usava os discos da americana Capitol para produzir seus lançamentos.
             Tanto na contracapa quanto no selo, "You're Going To Loose That Girl" aparece grafada "You're Gonna Lose That Girl", ou seja, exatamente como aparece na capa da versão americana de Help!.
              Na capa brasileira, foram usados , foram usados a foto e o título 'Help!'  da edição britânica, porém em tamanho bem maior. Na terça parte de baixo, o nome "The Beatles" aparece em grandes letras pretas sobrepostas a uma tarja vermelha. Na contracapa, a chamada: "Trilha Sonora do Filme 'Socorro!'".

Lado Um
[The James Bond Theme - não creditada]
Help!
The Night Before
I Need You
You've Got To Hide Your Love Away
You're Gonna Lose That Girl
Another Girl


Lado Dois
Ticket To Ride
I'm Down
I Feel Fine
Thank You Girl
Ask Me Why
P.S. I Love You

















Rubber Soul
Selo Odeon
BTL 1001



















Revolver
Selo Odeon
BTL1002



















A Collection Of Beatles Oldies
Selo Odeon
BTL 1003


                Como o original inglês. Chegou com atraso de quatro meses. A novidade é a inédita 'Bad Boy', lançada somente nos Estados Unidos, em 1965. Com outra capa e apenas "The Beatles" como título, esse LP foi relançado pelo selo Som Livre em 1984.
















Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Selo Odeon
BTL1004


                 Como o original inglês. O primeiro álbum dos Beatles a ter versão estério no Brasil, foi lançado com apenas dois meses de atraso.



















The Beatles ("Álbum Branco")
Selo Apple
BTX1005/6




                  Como o original em inglês. Lançado na Inglaterra em 1968, chegou ao Brasil no início do ano seguinte, com três meses de atraso, e todas as faixas mixadas em falso mono. Na primeira edição brasileira, "Revolution 1" apresentava oscilações de rotação, mas a imensa maioria dos fãs brasileiros - talvez já acostumados com os novos experimentalismos dos Beatles, em especial em "Revolution 9", no mesmo lado do disco - acreditou que essa variação fosse proposital, e não um erro - até que fosse corrigido em edições posteriores. A rigor, as oscilações de rotação, que faziam as músicas ficarem ora mais rápidas ora mais lentas, com a consequente alteração de tom da melodia e dos acordes, começam na última faixa do lado três ("Long, Long, Long") e vão até os compassos iniciais da última música do lado quatro ("Good Night") - embora nesses casos, sejam bem menos perceptiveis que em "Revolution 1", onde a variação chega a ser extrema, com acelerações e quedas bruscas de rotação. Como a versão em mono resulta da prática da Odeon de usar as matrizes estereofônicas e reduzi-las a um só canal, a declaração final de Ringo em "Helter Skelter" se mantém na versão mono brasileira, ao contrário do que ocorre na original.






Yellow Submarine
Apple 
BTL 1007




Abbey Road
Apple 
BTL 1008


              Como o original inglês. Foi o primeiro LP dos Beatles a ser lançado em mono e estéreo simultaneamente.




Hey Jude
Apple 
BTL 1009
             
               Coletânea lançada nos EUA um mês antes, e que só sairia na Inglaterra em 1979. Este disco também foi lançado no Brasil nas versões mono e estéreo simultaneamente.


Let It Be
Apple
SBTL1013


                Com dois meses de atraso, chegava ao Brasil o novo (e último) lançamento dos Beatles. Diferentemente da versão britânica (embalada em uma caixa e com um livro de fotos) e da americana (com capa dupla), no Brasil foi lançada um álbum com capa simples e sem encartes. Pela primeira vez o texto da contracapa não foi traduzido para o português.

Magical Mistery Tour
Emi-Odeon
SMOFB 491




The Beatles At Hollywood Bowl
Emi-Odeon
SMOFB494


Love Songs (2 Discos)
Emi-Odeon
SMOFB 496/7


"Rarities"
Emi-Odeon
31C-066-06867



The Beatles Ballads

Emi-Odeon
31C-066-07356


                 Baseado no original britânico, mas com pequenas diferenças no estéreo, uma vez que foram usados matrizes distintas. Além  disso, 'Across  The Universe' é a faixa do LP 'Let It Be', ao passo que no original britânico é a do álbum beneficiente  'No One's Gonna Change Our World'; e 'Let It Be' é a versão do LP do mesmo nome, enquanto a usada no original é a do compacto simples.




Rarities
Emi-Odeon
31C-066-07291D




The Beatles Story (2 Discos)
Emi-Odeon
31C-164-86408/9




Reel Music
Emi-Odeon
SMOFB 494




20 Greatest Hits
Emi-Odeon
31C-066-07674




Músicas em Coletânea
















O Mundo Em Suas Mãos - Volume 2
Odeon
MOFB278


                   A primeira coletânea de sucessos internacionais a incluir músicas dos Beatles tem como atrativo para os fãs: 'Twist and Shout', ainda inédita no Brasil. 'She Loves You' é relançada neste disco.





















Ídolos da Juventude
Odeon
MOFB289


                    Duas gravações dos Beatles são novamente incluídas em coletânea de sucessos de artistas internacionais da Odeon: 'Long Tall Sally' e 'Can't Buy Me Love'.























Juventude em Brasa
Odeon
MOFB 310


                    



Nenhum comentário: